As Alegrias de Liderar uma Escola
- 12 de mar.
- 3 min de leitura
Por Anne Taffin d'Heursel Baldisseri, Head da Avenues São Paulo

Ser Diretor de Escola é um privilégio único, que combina visão estratégica, tomada de decisões diárias e a construção de conexões pessoais de confiança. A alegria desse papel está em sua dualidade. Por um lado, envolve pensar no panorama geral: ser criativo para alcançar metas ambiciosas, fomentar a inovação e buscar continuamente maneiras de aprofundar nossa compreensão sobre como os alunos aprendem melhor—nunca se contentando com o "bom o suficiente". Por outro lado, trata-se dos momentos humanos cotidianos: ouvir uma ideia inovadora de um professor, apoiar um aluno em meio a desafios e colaborar com as famílias que nos confiam o futuro de seus filhos.
Abraçar a complexidade é essencial nessa função. Não se trata apenas de tarefas operacionais, mas de cultivar uma cultura onde confiança e humildade coexistem, a colaboração floresce e a inovação surge por meio da experimentação. É ter a coragem de fazer as perguntas certas, mesmo as difíceis, e encontrar alegria ao descobrir soluções em conjunto com a equipe.
Os alunos trazem uma imensa alegria a esse trabalho. Seja ao vê-los assumindo a responsabilidade por seu próprio crescimento ou ao testemunhar sua curiosidade despertada por descobertas simples—como encontrar uma aranha no pátio e correr para compartilhar o momento—, a experiência é sempre recompensadora. Há também alegria em guiá-los na resolução de conflitos, vê-los superando expectativas ao encontrar soluções ou ouvi-los compartilhar com orgulho como suas contribuições elevaram um projeto além dos objetivos curriculares. Até mesmo os sorrisos diários, cumprimentos e pequenos atos de gentileza proporcionam enorme satisfação.
A comunidade adiciona outra camada de realização. Trabalhar de perto com colegas, alunos e famílias para enfrentar desafios e celebrar conquistas fortalece o senso de conexão e propósito. Redigir cartas que refletem valores de inclusão e cidadania global ou facilitar conversas sobre temas complexos oferece oportunidades poderosas de inspiração e engajamento.
O aprendizado também é uma fonte de alegria—tanto para os alunos quanto para o próprio diretor. Seja lendo livros que desafiam o pensamento convencional ou conduzindo workshops onde novas ideias surgem e conexões são formadas, a experiência proporciona constante estímulo intelectual e crescimento.
Acima de tudo, ser Diretor de Escola é sobre impacto: apoiar professores em suas jornadas profissionais, observar os alunos assumindo o controle de sua aprendizagem e criar um ambiente que equilibra autonomia e responsabilidade. É um papel que desafia, expande horizontes e, no fim, recompensa de maneiras que poucos outros conseguem.
A verdadeira alegria está em saber que cada conversa, decisão e esforço contribui para algo maior—uma comunidade de aprendizes preparados academicamente, emocionalmente, socialmente e eticamente para moldar o mundo.
Leia o artigo original, em inglês, clicando aqui.
Saiba mais sobre a Avenues São Paulo
O câmpus de São Paulo da Avenues The World School é uma escola independente composta por 16 séries em um agitado centro econômico e cultural da América Latina. A Avenues São Paulo expandiu seu quadro estudantil de 830 alunos para mais de 1.300, do programa Small World para crianças de 18 meses até o 12th Grade. Os estudantes das turmas de 2021, 2022 e 2023, matricularam-se em diversas faculdades e universidades selecionadas em todo o mundo, incluindo Princeton, UC-Berkeley, Universidade de Toronto, Pratt Institute, Universidad Europea de Madrid, Paris College of Art, Insper e FGV. Eles estão a caminho de se tornarem, de acordo com os termos usados na nossa missão, “arquitetos de uma vida que transcenda o comum”.
Comments