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O Novo Perfil das Famílias e o Impacto nas Estratégias de Comunicação

  • 29 de out.
  • 3 min de leitura

Nos últimos anos, as famílias que buscam escolas para seus filhos mudaram! Pais e mães de hoje estão mais informados, mais conectados e, acima de tudo, mais atentos à coerência entre discurso e prática das instituições. Eles não procuram apenas uma boa escola; procuram uma parceira de valores, que os escute, dialogue e caminhe junto na formação das crianças e jovens.

E as instituições, que antes se conquistavam a maior parte dos alunos com a famosa “indicação boca a boca”, perceberam que apenas isso não basta. Os pais continuam sim, recebendo indicações de amigos e vizinhos, mas depois procuram mais informações sobre as escolas indicadas, na Internet.

Essa transformação no perfil das famílias impacta diretamente a forma como as escolas devem se comunicar, tanto nas campanhas de matrícula quanto no relacionamento cotidiano.

1. O novo consumidor escolar: informado e exigente

O público atual pesquisa, compara e valoriza a experiência. Antes mesmo de agendar uma visita, as famílias já analisaram o site, acompanharam as redes sociais, buscaram de existem menções em outros canais, leram avaliações e buscaram depoimentos de outros pais. Elas esperam transparência, clareza e autenticidade, querem ver a prática pedagógica refletida na comunicação, e não apenas promessas de marketing.

Mais do que falar “somos uma escola acolhedora”, as famílias querem sentir esse acolhimento desde o primeiro contato digital.

2. O que as famílias valorizam na escola (e nos professores)

Um levantamento da SchoolAdvisor com 451 pais e mães em 2024 mostrou que as expectativas em relação aos professores e, por consequência, às escolas estão em sintonia com essa busca por propósito e personalização: 

  • 54,5% veem o professor como facilitador do aprendizado reflexivo, alguém que estimula a curiosidade e o pensamento crítico.

  • 21,3% esperam um mediador do conhecimento, capaz de escutar e fazer intervenções que enriqueçam a descoberta.

  • Apenas 3,3% ainda enxergam o professor como um simples instrutor de conteúdo.

Esses dados mostram que as famílias valorizam escolas que desenvolvem autonomia, protagonismo e personalização,  atributos que também devem aparecer de forma coerente na comunicação institucional.

3. Comunicação que traduz propósito

A comunicação escolar precisa refletir esse novo olhar. Em vez de se apoiar apenas em notas de vestibulares ou estrutura física, é fundamental mostrar como a escola forma cidadãos críticos, empáticos e preparados para aprender por conta própria.

Isso passa por:

  • Histórias reais: depoimentos de alunos, professores e famílias que ilustrem o diferencial pedagógico.

  • Conteúdo com propósito: posts e materiais que ensinem algo, provoquem reflexão e demonstrem o valor educacional da escola.

  • Escuta ativa: transformar canais de atendimento e redes sociais em espaços de diálogo, não apenas de divulgação.

  • Credibilidade digital: construção de citações fora dos canais institucionais próprios.

4. Da comunicação à cultura

O desafio é ir além das campanhas e tornar a escuta das famílias parte da cultura da escola. A nova geração de pais quer sentir que faz parte do processo educativo. Eles desejam transparência e parceria e não apenas uma prestação de serviço.

Escolas que constroem esse relacionamento de confiança colhem mais do que novas matrículas: formam comunidades engajadas, que se tornam promotoras naturais da instituição.


O novo perfil das famílias exige um novo modelo de comunicação — mais humano, dialógico e alinhado à prática pedagógica. Assim como as famílias desejam professores que estimulem a reflexão e a autonomia, também esperam escolas que comuniquem com autenticidade e propósito.

Quem conseguir traduzir isso na sua estratégia de marca escolar, estará não apenas atraindo novos alunos, mas construindo vínculos duradouros.



Este artigo foi oferecido pela SchoolAdvisor: Um marketplace de escolas, que oferece soluções para conectar famílias a instituições de ensino; e apoia escolas na divulgação e captação de mais alunos.

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