Potencializando matrículas em escolas através de uma comunicação efetiva e contínua
- 16 de mai. de 2024
- 3 min de leitura
Não há dúvidas: uma comunicação perene e eficiente pode ser o diferencial para atrair mais matrículas e fortalecer a imagem sobre as escolas particulares.
Na pesquisa Critérios e motivações das famílias no processo de escolha de escolas 2024, conduzido pela SchoolAdvisor, descobrimos que 40% das famílias demora 6 meses ou mais para buscarem uma escola particular. Ou seja, a chance de "não sucesso" no primeiro contato do time comercial/aquisição da escola com um lead, é grande.
(Desculpe, mas tive que começar com esse choque de realidade.)

Desperdiçar leads, por conta de uma não resposta imediata, é não levar em conta a jornada do cliente. E, entender a jornada do cliente, é essencial para o sucesso de qualquer negócio.
Para conquistar novos alunos – e com isso garantir o crescimento da sua escola – é preciso entender muito bem o mercado, o perfil do seu público e trabalhar, com cuidado, o funil de vendas.
O primeiro passo para alcançar esse objetivo é garantir que os contatos de interessados, que a escola conquista ao longo do ano, não sejam descartados, simplesmente porque as pessoas não responderam ao primeiro contato.
Vou pedir licença e abrir um parágrafo para fazer uma confissão. Posso?
Tenho mais de 15 anos de experiência na área de comunicação, mídia e, principalmente, vendas - que é a minha pulsão de vida, o que me faz verdadeiramente vibrar. Há cinco anos adentrei no mercado de educação e tenho o privilégio de observar o trabalho incrível feito pelas escolas na área pedagógica e, claro, na área de vendas (aquisição de novos alunos).
Muitas escolas já conseguiram incorporar ferramentas, conceitos de marketing, amadurecimento em relação a ambiente digital e comercial. Mas, infelizmente, esse ainda é o cenário da minoria.
Talvez por falta de reconhecimento sobre a importância, falta de recursos ou, por vezes, até por certo preconceito. Mas muitas escolas não valorizam não e investem em entender seu consumidor e sua capacidade de mercado.
Digo preconceito, pois sinto um certo constrangimento em se assumir que a educação possa estar próxima do ambiente de negócios. Mas discordo completamente. Seja para prosperar financeiramente e fazer a empresa e seus colaboradores crescerem; seja para oportunizar a chance de mais alunos desfrutarem do que a escola oferece como construção de futuro: a escola precisa crescer e se manter saudável financeiramente - e para isso, claro, vender.
Quer 3 dicas rápidas e valiosas? Vamos nessa!
1- Cuide bem do seu banco de dados - sua lista de contatos interessados
Cada cadastro que você conseguir (seja qual for a origem de chegada e perfil), busque classificar por clusters ou conjuntos. Nem sempre todos os leads estão no mesmo momento ou têm o mesmo perfil.
Vá, aos poucos, trabalhando em enriquecer as informações sobre eles para entender em qual “grupo” eles devem ser colocados. Esse enriquecimento, pode considerar dados demográficos, histórico escolar, preferências de comunicação e até mesmo interesses pessoais. Com esses dados em mãos, a escola pode segmentar sua comunicação de forma mais eficaz, direcionando mensagens personalizadas para cada grupo de destinatários.
2- Alimente uma régua de comunicação contínua
Isso pode ser feito por meio de uma variedade de canais, como e-mails, mensagens de texto ou redes sociais. O importante é manter uma frequência de comunicação. “Quem não é visto não é lembrado”, não é mesmo?! Faça-se presente ao longo de todo ano.
Por exemplo, a escola pode enviar newsletters informativas regulares, destacando eventos da escola, conquistas dos alunos, atualizações da grade, competições e outras notícias relevantes.
3- Construa Provas Sociais
A presença de avaliações positivas e testemunhos autênticos de pais e alunos anteriores transmite uma mensagem poderosa. A busca por uma educação de qualidade não é apenas uma jornada individual, mas uma busca coletiva. Os pais buscam não apenas números e estatísticas, mas também histórias humanas que validem sua escolha e para isso, menções no ambiente digital, se tornam essenciais!
Segundo pesquisa da SchoolAdvisor, para 98,9% das pessoas, a recomendação de amigos tem papel fundamental no processo de busca de escolas. Entretanto, só a recomendação de amigos não é suficiente para a escolha da escola. 7 em cada 10 respondentes afirmaram que pesquisaram mais informações sobre as escolas recomendadas, pelos amigos, na internet. Ou seja, construir rastros de provas sociais em diferentes canais se torna quesito importantíssimo para a reputação da escola.
Por fim, deixo aqui o convite para que você inicie já, a construção de sua régua de comunicação contínua e o planejamento da campanha de matrículas 2025, pois a rede privada voltou a crescer;)

Até mais,
Fê Tavolaro
Cofundadora da SchoolAdvisor
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