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Relação escola-família: quando a participação familiar aprimora a aprendizagem

  • 3 de jul.
  • 7 min de leitura

Por Raquel Tiburski, Diretora de Marketing e Vendas do supersistema Diário Escola


“Sem uma ponte sólida entre escolas e famílias, a educação fica incompleta.”

Fortalecer a relação escola-família não é apenas benéfico, mas é fundamental para transformar a experiência educacional dos alunos.

Em outras palavras, a relação escola-família não é um “extra” na educação. É o alicerce invisível, mas essencial, que determina o quão alto e longe cada aluno pode voar.


Por que isso é importante?


Porque, quando as famílias participam ativamente da vida escolar, os filhos aprendem melhor, professores se sentem apoiados e gestores conseguem criar uma comunidade escolar vibrante e coesa. Porém, essa parceria não surge espontaneamente: é preciso estímulo, cuidado e estratégias eficazes para a incentivar e promover.


Entendendo a participação ativa das famílias


Participação ativa significa o envolvimento constante e consciente dos pais e responsáveis na vida escolar dos filhos. Ela vai muito além da reunião de pais e de acompanhar notas: envolve diálogo regular, interesse genuíno nas atividades escolares, apoio emocional, colaboração nas decisões e incentivo à aprendizagem em casa.

Além disso, pesquisas robustas, como as do Educational Endowment Foundation, mostram que o envolvimento ativo das famílias pode acelerar o progresso dos alunos em até 4 meses adicionais por ano letivo. Portanto, estudantes com famílias engajadas demonstram:

  •   +4 meses de progresso na Educação Infantil.

  •   Melhor autoestima, comportamento e redução da evasão.

  •   Têm maior propensão ao Ensino Superior.


    Enfim, a relação escola-família é uma parceria na qual todos ganham: alunos se sentem apoiados, professores se sentem valorizados e famílias se empoderam. Como

definem Barker & Harris (2020), trata-se de “ações e atitudes centradas na aprendizagem” que evoluem conforme a idade. Na infância, predominam atividades escolares, enquanto no Ensino Médio, há diálogos sobre projetos de vida, por exemplo.

A seguir, veja a reprodução de figura e de tabela, constantes de estudo publicado pelo Instituto Australiano de Ensino e Liderança Escolar (AITSL).

O triângulo de engajamento parental (adaptado de Barker & Harris, 2020, p. 12) mostra a responsabilidade compartilhada entre famílias e escolas para melhor apoiar a educação dos alunos.


Estratégias para estimular a participação das famílias


#1 Comunicação eficaz

Utilize os múltiplos canais de comunicação de uma agenda escolar digital. Fáceis de criar e usar, eles garantem transparência, segurança e fluidez. Personalize a comunicação com foco positivo e informações relevantes para aquele aluno e aquela família. Acima de tudo, seja claro e conciso: priorize linguagem simples, evite jargões e destaque conquistas!


#2 Eventos e atividades inclusivos

Promova eventos significativos, como feiras e oficinas práticas, com interação direta das famílias. Dica de ouro: eventos focados em habilidades socioemocionais e com possibilidade de interação têm mais adesão.


#3 Acesso à informação

Disponibilize informações claras, diretas e atualizadas por meio da agenda escolar digital. Assim, pais e responsáveis acompanham atividades, avisos, notas, ocorrências, calendário, comunicados, materiais de aula, tarefas escolares e muito mais. O segredo é oferecer acesso fácil e transparente. Isso elimina “surpresas” e, acima de tudo, promove o diálogo e a proatividade.


#4 Tomada de decisão compartilhada

Promova um ambiente democrático e participativo: forme comitês mistos (famílias e escola) para decisões colaborativas. Como resultado, escolas com conselhos ativos conseguem reduzir em até um terço a rotatividade de professores.


#5 Incentivo ao apoio em casa

Oriente as famílias com guias simples e práticos para reforçar o aprendizado em casa. Incentivar a complementação da aprendizagem escolar com atividades domésticas, como leitura conjunta e discussões informais sobre temas escolares. A dica de ouro é orientar, não exigir.


#6 Flexibilidade de horários

Reuniões presenciais e on-line em horários diversos para ampliar a participação.

Agende reuniões em horários alternativos para que todos possam participar, independentemente de suas rotinas familiares.


#7 Uso estratégico da tecnologia

Utilize um supersistema de gestão escolar para comunicação organizada e eficaz. Uma ferramenta inteligente e estratégica que permite a comunicação constante que fortalece laços de confiança e fideliza.


#8 Parceria construtiva

Foque em soluções colaborativas com empatia e escuta ativa. Ou seja, concentre-se nas soluções, não nas culpas. Nas conversas sobre desafios, por exemplo, trabalhem juntos (famílias e escola) em um plano de ação.


#9 Acolhimento e aconselhamento

Garanta ambientes físicos e virtuais acolhedores e, sobretudo, respeite a diversidade familiar. Isto é, reconheça e valorize diferentes estruturas, culturas e realidades socioeconômicas. Enfim, a dica de ouro é ser empático e mostrar às famílias que suas opiniões são valorizadas e que a escola está aberta a sugestões e melhorias contínuas.



Iniciativas criativas para incentivar a participação das famílias


Além das estratégias já citadas, existem iniciativas inovadoras que tornam o engajamento e a relação escola-família mais atraentes e eficazes.

👉 OFICINAS DE TALENTOS FAMILIARES. Valorize habilidades de pais e responsáveis, convidando-os a ministrar oficinas ou palestras, por exemplo.

🎯 DIA DA TROCA. Organize eventos em que pais assumem temporariamente a função de professores. Sem dúvida, a estratégia de eventos escolares oferece uma perspectiva prática e lúdica da rotina escolar.

👉 CLUBE DE LEITURA FAMILIAR. Incentive a leitura compartilhada entre famílias e alunos, dentro e fora da escola.

🎯 PROJETOS INTERGERACIONAIS. Envolver avós e outros familiares para ampliar o apoio educacional. Iniciativa que amplia o círculo de apoio às crianças.


Dicas de ouro para cada público


Gestores e donas de escolas

Torne a relação escola-família uma prioridade estratégica, com recursos humanos e tecnológicos dedicados.

  •   Invista em formação para sua equipe sobre comunicação não-violenta e trabalho com famílias, por exemplo.

  •   Adote e promova o uso de um supersistema de gestão escolar especializado em comunicação.

  •   Celebre publicamente as parcerias bem-sucedidas.

    Professores e Coordenadores

  •   Estabeleça contato positivo com as famílias logo no início do ano.

  •   Seja proativo na comunicação. Compartilhe boas notícias!

  •   Utilize a tecnologia do superApp Diário Escola para manter as famílias informadas de forma ágil e completa.

  •   Ouça as preocupações e perspectivas das famílias.

    Famílias (pais e responsáveis)

  •   Mantenham-se informados sobre a vida escolar. Utilizem os canais disponibilizados na agenda escolar digital.

  •   Participem dos eventos e oportunidades oferecidas.

  •   Estabeleçam uma rotina de diálogo em casa. Especialmente sobre a escola:

    perguntem sobre o dia, desafios e alegrias de seus filhos.

  •   Comuniquem-se com a escola de forma respeitosa e proativa, não apenas quando houver problemas.

  •   Valorizem o trabalho dos professores e da equipe escolar.


Vantagens e benefícios da participação ativa das famílias


Os efeitos positivos de uma relação escola-família bem estruturada se refletem em diversas áreas da vida escolar.

✅ Alunos

  •   Maior motivação e autoestima em sala de aula.

  •   Melhor desempenho acadêmico e maior engajamento nas aulas.

  •   Desenvolvimento socioemocional mais robusto (autoestima, resiliência e habilidades sociais, por exemplo).

  •   Sensação de pertencimento e segurança.

  •   Redução de problemas de comportamento e evasão escolar.

    ✅ Professores

  •   Redução do estresse e sobrecarga.

  •   Maior reconhecimento e valorização profissional.

  •   Suporte em situações complexas envolvendo alunos.

  •   Melhor conhecimento do contexto do aluno, permitindo práticas e atenção individualizadas.

    ✅ Gestores e donos de escolas

  •   Ambiente escolar mais positivo, colaborativo e produtivo.

  •   Maior fidelização das famílias.

  •   Melhor reputação da instituição de ensino.

    ✅ Pais e responsáveis

  •   Conexão mais forte com os filhos.

  •   Maior satisfação com a escola.

  •   Sentimento de pertencimento e participação efetiva.

  •   Maior compreensão do processo educativo e do desenvolvimento dos filhos.

  •   Comunicação mais aberta com a escola e com os filhos.


    Relação escola-família: o que dizem os pensadores da educação?


  • Pensadores renomados destacam que a parceria entre escola e família é fundamental para o sucesso educacional.

HOWARD GARDNER Teoria das Inteligências Múltiplas –, lembra que as famílias conhecem talentos e habilidades dos filhos que a escola pode não perceber inicialmente. Nesse sentido, a parceria escola-família ajuda a identificar e nutrir essas potencialidades.

JOYCE EPSTEIN desenvolveu um framework com seis tipos essenciais de envolvimento parental, demonstrando que a participação familiar é multifacetada:

 comunicação, aprendizado em casa, tomada de decisões, voluntariado, colaboração com a comunidade e  criação de um ambiente de apoio.

JOHN HATTIE Visible Learning –, alto impacto positivo da relação escola-família. Destaca que a colaboração família-escola tem efeito 0,52 (acima da média global de 0,40), superando fatores como tamanho da turma, por exemplo.

PAULO FREIRE considera a educação um processo colaborativo e horizontal. Lembre-se de que “ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo, os homens se educam em comunhão, mediados pelo mundo”. Essa ideia evidencia a relevância da colaboração contínua entre escola e famílias. O patrono da educação brasileira alertava

que relações verticais geram resistência. E, por isso, o diálogo horizontal, por meio do respeito mútuo e da colaboração, é a chave para a relação escola-família.

LEV VYGOTSKY Teoria Sociocultural –, enfatiza que o desenvolvimento infantil ocorre em contextos sociais. Por isso, destaca a importância da interação entre famílias e escola.

CARL ROGERS, com sua abordagem centrada na pessoa, sugere que uma educação eficaz se baseia na empatia, autenticidade e aceitação incondicional. Em resumo, valores essenciais também na relação escola-família.

JOHN DEWEY, criador do conceito de “aprendizagem experiencial”, enfatiza a importância de um ambiente colaborativo e participativo para favorecer o crescimento pessoal e social de todos os atores da educação. Ou seja, o envolvimento da família contribui para a criação de contextos ricos em experiências que favorecem o crescimento pessoal e social.


Essas referências teóricas reforçam que a relação escola-família não é apenas uma tendência, mas uma necessidade para a construção de um ambiente educativo mais inclusivo e eficaz.


Principais conclusões sobre a relação escola-família


Comece hoje mesmo a fortalecer a parceria escola-família e colha frutos de uma

educação ainda mais significativa e transformadora! Afinal, a relação escola-família:

👉 É ESSENCIAL, NÃO OPCIONAL. A relação escola-família é o alicerce do sucesso educacional, pois impacta positivamente o desempenho, o comportamento e o bem-estar do aluno.

🎯 É MULTIFACETADA. A participação ativa inclui comunicação eficaz, apoio em casa e envolvimento em eventos e decisões, por exemplo. Isso ajuda a construir parceria e confiança.

👉 BENEFICIA A TODOS. Alunos prosperam, famílias se empoderam, professores se sentem apoiados e escolas se fortalecem como comunidade.

🎯 FAVORECE-SE DE ESTRATÉGIAS PRÁTICAS. Comunicação clara e segura, eventos significativos e flexíveis, acesso fácil à informação (por meio de uma agenda escolar digital), acolhimento e orientação para o apoio domiciliar são essenciais.

👉 É UM COMPROMISSO DE TODOS. Gestores devem priorizar e prover recursos, professores precisam se comunicar proativamente, e famílias devem se manter informadas e participar dentro de suas possibilidades.

🎯 TEM A TECNOLOGIA COMO ALIADA. Ferramentas inteligentes são fundamentais para facilitar a comunicação, garantir transparência, agilizar processos e promover engajamento constante.


Tecnologia e a relação escola-família


A tecnologia não substitui o olho no olho, mas garante que cada interação presencial seja mais significativa. Por isso, um sistema de gestão escolar é uma ponte digital que conecta, facilita e fortalece a parceria escola-família.

Enfim, a relação escola-família é um investimento com retorno garantido. Ao apostar nesse vínculo, todos ganham: alunos mais felizes, professores mais realizados, gestores com uma comunidade escolar fortalecida e famílias que se sentem parte ativa da educação dos filhos.


Referências


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